sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Acidente Vascular Cerebral - AVC

Os AVC's, são um dos principais responsáveis pelas elevadas taxas de mortalidade e morbilidade de todo o mundo e a 3ª causa de morte na Europa. É uma patologia que resulta na falta de aporte sanguíneo a uma determinada área do cérebro, podendo ser causada por uma variedade de alterações histopatológicas que envolvem um ou mais vasos sanguíneos. É das patologias que maior incapacidade origina, a nível motor, sensorial e cognitivo.
Os Principais factores de risco são a idade superior a 50 anos, sexo masculino, história familiar de AVC, factores genéticos, hipertensão arterial, diabetes, doenças cardíacas, colesterol elevado, ingestão elevada de álcool, obesidade, sedentarismo e tabagismo.
Os sintomas que mais frequentes são o início agudo de uma fraqueza num dos membros ou na face, distúrbios visuais como a perda da visão num dos olhos, perda da sensibilidade através de dormência, perda da fala, convulsões, hemiparésia (diminuição da força de um lado do corpo) e em casos mais graves coma.
Para realizar o diagnóstico é necessário conhecer os hábitos de vida do paciente, bem como os factores de risco a que se encontra exposto, devem realizar-se análises sanguíneas, TAC, ressonância magnética, ecocardiograma e angiografia.
O tratamento inclui a identificação e o controlo dos factores de risco, bem como o controlo da hipertensão, da diabetes, e a suspensão do tabaco e o uso de determinados fármacos (anticoagulantes) que contribuem para a diminuição da incidência de AVC’s.

Curiosidades:
½ dos casos ocorre após os 70 anos
Taxa de mortalidade no 1º mês – 25%
Taxa de mortalidade no 1º ano – 40%
Incapacidade – Física (50 a 75%); demência (30%); depressão (36%)
Principal causa de morte em 1995 – 23400 óbitos

Sem comentários: