terça-feira, 18 de setembro de 2007

Chegou o Verão


Pois é, este ano o Verão chegou tarde, mas em força! Para este Verão estão previstas ondas de calor oscilantes. O aumento radical da temperatura pode comprometer drasticamente o nosso bem-estar e mesmo a nossa saúde. Nesta época do ano é aconselhável ingerir líquidos com maior frequência, pois a sua ingestão salvaguarda-nos do risco de desidratação. Não esquecendo também o excesso de exposição ao sol, que cada vez mais se torna um inimigo do ser humano, podendo provocar cancro da pele quando há uma exposição sem protector solar, e nas horas em que há maior libertação de raios ultra-violeta, (12H00 – 17H00).
É claro que os perigos do Verão são acrescidos numa população ribeirinha como o Pinhão, que apesar de não ter praia fluvial, há a deslocação de uma considerável parte da população para o açude… E é exactamente esta deslocação que nos faz reflectir numa possível tragédia! E como o melhor método não é ficar à espera, porque não fazer algo para reverter esta situação? Fica a sugestão.
Um outro foco que requer uma especial atenção são as paragens digestivas, que se verificam com muita frequência. Ao contrário do que muitas pessoas pensam não é o facto de se entrar em contacto com água que provoca esta alteração no nosso organismo, mas é o choque térmico que se dá entre a temperatura do nosso corpo e a temperatura do meio ambiente, neste caso, a a temperatura da água. Resumindo, no momento em que o nosso organismo se encontra a realizar a digestão, há uma maior concentração sanguínea no nosso estômago. Quando entramos em contacto com água fria esta concentração vai deslocar-se para a nossa pele numa tentativa de aquecer o nosso organismo, deste modo, a concentração que existia anteriormente no nosso estômago deixou de existir, induzindo então numa paragem digestiva. O melhor seria evitar os banhos após uma refeição, aguardando pelo menos 2H30.
Portanto, este Verão divirta-se, mas sempre consciente dos riscos desnecessários a que todos nós nos sujeitamos.

Sem comentários: