terça-feira, 27 de novembro de 2007

Clonagem Humana


A clonagem humana tem sido um tema em destaque no desenvolvimento científico do nosso planeta. Vários acontecimentos permitiram nas últimas décadas atingir um elevado conhecimento nesta disciplina. Em 1952 deu-se o primeiro passo através da clonagem de girinos, durante as três décadas seguintes um conjunto de pesquisas que permitiu a clonagem de um rato em 1981. Uma série de especulações surgiu anos mais tarde, onde se diria que havia vários clones de bovinos, até que em 1996 nasceu a ovelha mais mediática de sempre, a Dolly.
Um clone é um conjunto de células geneticamente idênticas que são todas descendentes de uma célula ancestral, podendo dar origem a um grande número de organismo iguais entre si.
A clonagem permite que através de um trabalho laboratorial haja a criação de um indivíduo com o mesmo património genético que outro indivíduo, ou seja com as mesmas características físicas (cor da pele, dos olhos, face, altura…).
O principal objectivo da clonagem humana nunca foi criar uma pessoa para a realização de teste e exames, pois para que se dê esse passo, seria necessário descodificar toda a complexidade do ADN humano. Além deste entrave seria muito complicado haver uma aceitação ética, pois ninguém aceitaria que bebes humanos fossem submetidos a estas experiências.
Há quem defenda a clonagem humana para fins terapêuticos, sendo uma mais-valia no retroceder de uma doença. Por exemplo, uma pessoa que sofreu um enfarte, as lesões poderiam ser invertidas através da substituição das células danificadas por células saudáveis; O processo de envelhecimento poderia ser invertido ou retardado; Os casais inférteis poderiam ter filhos, acabando com o seu sofrimento psíquico e emocional; A cirurgia plástica daria um salto importante, pois deixaria de ser necessário colocar implantes, mas colocar-se-iam tecidos reais; Poderiam ser substituídos órgãos como o fígado e os rins.
É óbvio que surgiriam novos problemas como o comprometimento da individualidade humana, a perda da variabilidade genética, diminuição da imunidade, tumores, lesões hepáticas…
Portanto... A clonagem humana aparece como uma ameaça para o ser humano? Autorizá-la deixaria a nossa civilização exposta a riscos incontroláveis? Autoriza-la deixaria a nossa civilização livre de doenças incontroláveis e aumentaria a nossa esperança média de vida?